18/07/2007

O que é a Geoarqueologia?

Outra das promessas que fiz no Terminal foi a de que iria falar sobre a minha área de investigação - a Geoarqueologia.

Ora mas o que vem a ser isso da Geoarqueologia!? É simples, mas complicado de explicar (pelo menos em menos de dez linhas - desculpem).


Muito resumidamente a Geoarqueologia não uma ciência. É antes um conjunto de ciências que auxilia, mas de modo independente, a Arqueologia nos estudos do homem.
São várias ciências da Terra que investigam tudo aquilo que a Arqueologia não explica! Para dar alguns exemplos, posso dizer-vos que a Geologia (com as suas ramificações subsequentes - Sedimentologia, Petrologia, Mineralogia, Estratigrafia, etc.), a Geografia (Geografia Física, Geomorfologia, Climatologia, etc.), são apenas duas das principais áreas de abordagem geoarqueológica possíveis.


Outra área que tem sido fortemente desenvolvida nos últimos é a Micromorfologia. Dependente de microscópios, esta disciplina é aplicada, não só à Arqueologia, mas também à Agronomia, à Engenharia de Solos, à Geologia, etc.


Mas, então, porque é que eu, arqueólogo oriundo do ramo das Letras, me "meti" nesta área muito mais ligada ao ramo das Ciências? Boa pergunta! É tão boa, que nem eu próprio sei responder. Não posso, contudo, deixar de tentar fazê-lo.


Cedo me apercebi de muitas das limitações interpretativas da Arqueologia, mais concretamente da Arqueologia praticada em portugal (lá está o nome do país com letra minúscula). Sendo uma matéria de muito poucas certezas, a Arqueologia dos dias de hoje ainda peca por incompleta. Isto é, há-de ser sempre menos segura que a História clássica, sabemos! Mas embora nalgumas situações se possa dar como dado garantido uma certa explicação, esta seria muito mais validada se se fizessem estudos geoarqueológicos paralelos que complementassem e/ou refutassem as interpretações dos arqueólogos.


Como exemplo, e de acordo com um dos meus recentes trabalhos, podemos saber que tipo de paisagem existiu num determinado sítio - coisa que a Arqueologia por si só não consegue fazer - se interpretarmos a evolução de vertentes do terreno. Através da Geomorfologia e da Geologia podemos fazer reconstituições paleoambientais de uma determinada área geográfica de modo a preencher um vazio informativo, levado a cabo pela acção isolada de estudar os materiais e locais usados pelo homem nessa zona. Podemos, inclusive, saber que tipo de vegetação existiria na região através de recolhas de amostras de solos arqueológicos (Micromorfologia). Mas este é apenas um dos contributos que a Geoarqueologia pode dar aos estudos arqueológicos...


...E é isto que eu tento fazer, embora neste país seja difícil enveredar por uma carreira de investigador, convenhamos!


Mais tarde falar-vos-ei da minha outra área de interesse - a Arqueossismologia!

4 comentários:

Madalena disse...

Brilhante lição/ reflexão!
Leitora atenta e deliciada.

Anónimo disse...

rapaz..... tantos palavrões juntos deixaram-me baralhado... não sabia que havia tanta coisa acabada em gia :)

Unknown disse...

OI ZÉ,SOU CÁSSIA ESTOU NO 2º PERÍODO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA ARTE RUPESTRE NA UNIVESIDADE FEDERAL DO PIAUÍ(BRASIL)TENHO CERTEZA QUE VC CONHECE NOSSA ILUSTRE DOUTORA NIÉDE GUIDON UM DOS GRANDES NOMES DA ARQUEOLOGIA QUE COORDENA PESQUISAS NA SERRA DA CAPIVARA-PI. GOSTEI MUITO DO QUE VC ESCREVEU,ESTOU PAGANDO GEOARQUEOLOGIA NESSE PERÍODO E FIZ UMA PROVA HOJE, LEMBREI DO SEU TEXTO E ACHO QUE FUI BEM NA PROVA.VALEU, ESCREVA MAIS,ISSO É SUPER LEGAL.BJS

Anónimo disse...

Grande esclarecimento, pra mim que começo esse estudo segunda-feira, valeu pela visão desaa disciplina.