18/03/2009

Cultura? Não, crocodilos!!!

Afixo a seguinte notícia:

Jornalista espanhol afirma que há crocodilos no rio Douro.

Ora esta ode ao jornalismo Nacional, qual matriosca jornalística porque notícia de própria notícia, foi-nos transmitida pelo único canal televisivo que até hoje julgava sério - a RTP. Rejeitando sempre o TVIsmo, a RTP pautava-se sempre pela acuidade jornalística e pela seriedade.

Mas tudo tem um fim não é!? Pois parece que sim e que a RTP se despediu da seriedade...

Com claras intenções, suponho, de aliviar o clima de crise nacional, o dito serviço informativo noticiou uma publicação de um jornal menor espanhol que alertava para a eventual existência, em plena bacia hidrográfica do Douro, de crocodilos - e que os hermanos, quais nuestros qual cacete, insistem em chamar dislexicamente cocodrilos.

Pois é! Brilhante, não!? Encher um espaço noticioso com 5 minutos de reportagem sobre um engano de um burro espanhol que não entendeu a piada do dono da empresa de ferry boats que opera no Douro há já alguns anos e que decidiu colocar uma placa de aviso:

Danger Crocodiles. No swimming!




Que o jornalista latino é burro, até aí já tínhamos chegado. Agora que se faça reportagem deste engano irrisório e não se dê tempo de antena aos problemas do património cultural do País isso já é outra coisa....

...Sobretudo num dia em que houve uma manifestação à porta da instituição do IGESPAR, IP. reunindo uma grande número de intervenientes preocupados não só com a mudança do actual Museu dos Coches para aquele espaço, mas principalmente com o futuro incerto da nova instituição encarregue de velar pela defesa do património...

Fale-se de Cocodrilos pois então!!! Quem é que quer saber de gente que só atrasa obras porque insiste nos seus acompanhamentos arqueológicos, e de pessoas que tentam defender a cultura?

A cultura está no Coco...drilo

Ps: para os mais curiosos aqui fica a brilhante notícia espanhola. Para aqueles que querem mesmo ver a notícia portuguesa, aqui fica o link.


1 comentário:

Brunorix disse...

A solução seria soltar alguns crocodilos a sério em locais estratégicos... que tal começar pela RTP,e depois virar na próxima como quem vai ali para a porta do IGESPAR, IP?