02/08/2007

Da ergonomia para a tampinha

A enorgonomia, além de ser ciência que estuda a relação entre o trabalhador e o equipamento de trabalho, é cada vez cuidada pelas muitas pessoas que produzem qualquer coisa material. É a ajuda que o produtor dá ao consumidor. O objectivo, julgo eu, é facilitar a utilização do produto proporcionando ao utilizador uma sensação de conforto baseada nas premissas da segurança, saúde e higiene, tendo como finalidade principal a rentabilização do modus operandi. Penso que a ergonomia é mais ou menos isto!

Compreendo a existência das Formas Luso (vem aí o Verão, pois então). Compreendo até que os vendedores se tenham preocupado com o novo design das garrafas, embora saiba que não tem nada a ver com ergonomia. Apenas marketing simbólico, representativo de uma forma estilizada, mas estereotipada, de um corpo feminino. Em suma, o objectivo desta criação foi o da, digamos francamente, venda! Compreendo isto tudo...



-"Mas então agora expliquem-me o que vem a ser aquilo das novas tampas de garrafas LUSO!?"

Tanta preocupação nas vendas, e esqueceram-se do mais importante: a abertura. Para bebermos o conteúdo, é necessária a adopção de um determinado gesto, que de tão trivial que é, nem compreendo como que se chama "desenroscar" - que nome tão pouco prático para um gesto tão simples.


Desenroscar! É verdade...
Dantes era mais fácil!!!


Ainda por cima, tenho constatado mais requisições à minha pessoa para o auxílio da abertura desta tampa, coisa que já vinha sendo feita ocasionalmente por algumas pessoas do sexo feminino que conheço, mas que agora tem vindo a aumentar de frequência, cada vez que se pede este artigo. Não estou a afirmar que me importe de demonstrar, comprovando, a superioridade do poder braçal do masculino em relação ao da mulher - até porque se sabe que gostamos sempre de o fazer, sobretudo se for à frente de muita gente. Mas com estas novas rolhas ainda corro o risco de ser gozado pela AMAGECIF (Associação Masculina de Abridores de Garrafas em Caso de Incapacidade Feminina), coisa que será certa assim que me encontre num dia de mãos suadas.


Sei que, por outro lado, se poupa algum petróleo com diminuição do tamanho da tampa. Mas será mesmo por isso que lhe reduziram o volume!? Ou terá sido, simplesmente, um dia de má inspiração de um criador estagiário que tinha as mãos, e a testa, pequenas?
Aumentem lá a tampa, vá!!! E vão também ao dicionário ver o que é que quer dizer ergonómico.

1 comentário:

Anónimo disse...

Viva a água do fastio!!