24/11/2008

Advérbios de Moda

Já se sabe que todos nós temos as nossas próprias maneiras de falar com os respectivos tiques e toques na fala, produto às vezes de articulações e ligações, quais ligamentos e pontes, para que o discurso se faça sem barreiras. Mas há limites! Ou se calhar até nem há?...

Longe vai o tempo que o "Pá" era descoberto como ponto final do discurso, para depois passar a ser usado mormente numa frase de orador pretensamente porreiro que transferia, conscientemente, para o seu produto de raciocínio discursivo um carácter de condescendência e tolerância vestida de alguma comédia. Não é assim, pá!...

Ainda há bem pouco tempo nasceu um novo tipo de Tipo, fulano linguístico indefinido, usado para o exemplo conclusivo de uma conversa mais ou menos interessante... "Tipo" esta! Para além de conversas técnicas que usavam o substantivo convenientemente, por exemplo para a divisão dos peixes (de Tipo X), o "Tipo" já era somente usado para equivaler à expressão "Como por exemplo...". Ora aqui estava uma descoberta feita por um tipo qualquer, que se lembrou que o "Tipo" era uma forma (boa!?) de desenhar a ideia. Mas se fora descoberto como articulação, pessoas há que já o usam como travessão:

- "Tipo... se formos lá hoje, o gajo arranja-nos aquilo, pá!"

Ainda nos estávamos a adaptar ao "Tipo" e, sem mais (imaginação) nem menos (demoras) apareceu um outro:

Apresento-vos o "Basicamente". Reconhecem-no? Isto é "basicamente" o que se diz nos últimos tempos. Da imprensa ao ensino, os intervenientes já usam o "basicamente" como se fosse uma vírgula.

Se há coisas que me irritam ultimamente, e sem querer chamar coisa ao senhor o Paulo Bento é uma delas, o "basicamente" é para mim uma tendinite do movimento da fala propensa à ira momentânea que me faz tartamudear ainda mais.

Insurjo-me contra esta forma autista de estereotipar discursos e de, como a moda, produzir têxtil massivo que possa ser usado por todos - com a diferença de que nesta não se escolhem cores e tamanhos. Talvez o único tamanho disponível nas lojas senso comum para esta expressão seja o XU (Extra Used).

Por isto propunha que se inventasse uma nova classificação gramatical para estas palavras: Advérbios de Moda.

"Era basicamente só mais uma classificação, ... Tipo aquelas que um gajo estuda na escola!"

Desculpem mas não resisto! Só mais esta:

"...Tipo, iá! Tás a ver? Basicamente é isso!"

2 comentários:

Brunorix disse...

Ah... as saudades que eu tinha de me sentar neste terminal e disfrutar (frutar!) de posts Tipo este, enquanto esperava o avião para o próximo.

Basicamente, é isso que me ocorre... pá!

Madalena disse...

Porreiro, pá! Sabes de quem é esta frase? Basicamente era suposto ser um desabafo tipo coisa entre dois do mesmo nível. Basicamente era isso... para acabar basicamente tipo beijinhos