28/09/2007

O Tuga!

Expressão relativamente recente, Tuga é uma palavra em voga! Ela é tão usada nos dias de hoje que até acho que o Prontuário Ortográfico deveria inserir uma nova classificação para ela: Adjectivo Sintético Orgulhoso.

Senão vejamos,

Pequena situação fictícia:


...-"Então mas a senhora não viu mais nada!?"
-"Não Sr. Agente! O que eu vi foi o taxista a dar três tabefes no homem do gás!"
-"Mas não sabe porque é que foi?"
-"Sei. Foi por causa da factura que vinha com um engano!"
-"E como é que foi a agressão? Tinha alguma arma!?"
-"Não Sr. Agente, foi mêmo só ao soco!"

Ao saber desta história no dia seguinte pela pessoa de D.ª Alzira, o Marcelino do Talho respondeu: "Acho bem. Eu tinha-le dado mais duas. Mesmo à Tuga!!!"


Pequena situação fictícia (2):

...-"Trouxeste as sandes de atum?"
-"Bolas homem, já te disse que os miúdos são alérgicos ao marisco!"
-"Ó minha cabeça de pneu, atum é marisco!?"
-"Olha, agora já está! Comes de panado e acabou-se"
-"E as minis? Puseste-as na geleira!?"
-"Pus! Ó Homem cala-te e põe o carro a trabalhar!"
-"Ó Pai o Nelson tá-me a mostrar os macacos!"
-"Ai o caneco, daqui a bocado ninguém vai Costa e vai tudo pa casa da Avó Maria!"

Sr. António, vizinho do 4º andar, passou ao lado do carro da família estival e ouviu o grito de revolta do patriarca. Ao mesmo tempo que alivia a marca na barriga deixada pelo elástico do fato-de-treino, sorri baixinho para o palito: "Ah ganda Zé! Mesmo à Tuga!!!"


Por outro lado, Tuga também se pode usar para dar ênfase a uma descrição ilustrativa de uma determinada classe. Social!? Não! Classe nacional! Por outras palavras e exemplificando mais um bocado, podemos também ofender alguém se lhe chamarmos Tuga na altura certa:

-" Mas a Sr.ª está a pensar que vai passar à minha frente!? É mêmo à tuga! Faz-se de distraída de passa-nos à frente! Isso é que era bom! Vá lá retirar a senhazinha que isto aqui há congelados pra todos. E não se preocupe que eu não lhe roubo a pescada!..."


Enfim, é uma expressão, convenhamos, bastante plástica e sucinta para descrever uma característica universal do ser humano mal formado, mas que se aplica na perfeição aos portugueses que insistem em praticar a política do Safa! Exclusivamente nossa? A não ser pela origem evolutiva nominal Português/Portuga/Tuga que faz com que seja mais lógico que só se aplique a expressão Tuga aos portugueses, O Tuga pode ser qualquer um.


Queremos é teimar que somos mais espertos e diferentes sem termos a consciência de sermos iguais a outros tantos europeus que, como nós pretensos Tugas exclusivos, se orgulham do próprio país enquanto houver sandes de coirato e não for proibido cuspir para o chão.


Com isto pode concluir-se que o Tuga, apesar de expressão nossa, é muito mais que uma classificação de um determinado tipo Português. É a classificação de um fulano que se julga Chico, embora José, sempre esperto; carapau, embora cherne, de corrida.


E lá vai indo o país como pode e como não pode, sempre criativo e, agora, armado em Bordalo Pinheiro a inventar expressões.

(Aposto que foi um Tuga que a inventou!)

Sem comentários: